Home > Centro Cultural

Centro Cultural PGE-RJ

Facebook Twitter

Novo espaço de cultura

A partir de 27 de maio de 2022, o Centro Cultural da PGE-RJ abrirá as portas para o público. Localizado no antigo Convento do Carmo, o espaço irá abrigar uma ampla gama de atividades de acesso universal e gratuito, incluindo exposições artísticas de caráter temporário, uma exposição permanente relacionada à história do próprio Convento e aos achados arqueológicos encontrados durante a reforma do edifício, um ciclo permanente de debates sobre temas de interesse público com especialistas do Brasil e do exterior, além de outras iniciativas e atividades do Centro de Estudos da PGE.

Recém-restaurado pela Procuradoria Geral do Estado, o antigo Convento do Carmo é um edifício histórico do século XVII e uma das mais antigas construções do país, cedido pelos monges carmelitas para servir de residência para D. Maria I, quando da vinda da Família Real para o Brasil.

Também estão sendo transferidas ao Convento as bibliotecas da Procuradoria, que incluem um excepcional acervo de livros de Direito e coleções de referência, como a biblioteca de Raymundo Faoro, renomado autor de “Os Donos do Poder”, que foi também Procurador do Estado, e a biblioteca de Octávio Tarquínio e Lucia Miguel Pereira, repleta de tesouros da literatura nacional. No prédio do Centro Cultural, funcionarão ainda as salas de aula da pós-graduação em Advocacia Pública oferecida pela Escola da PGE-RJ, o Espaço Memória da Procuradoria, que relembrará os grandes nomes da Casa, e um charmoso bistrô. O novo Centro Cultural da PGE-RJ é a realização do esforço de sucessivas gerações da Casa e uma genuína declaração de amor à cidade e ao Estado do Rio de Janeiro.

Contato: centrocultural@pge.rj.gov.br

Centro Cultural da PGE-RJ (Antigo Convento do Carmo)
Endereço: Rua Primeiro de Março, S/Nº - Praça XV, Centro, RJ


Horários de funcionamento:

- Exposições de arte: de terça a sábado, das 10h às 18h (exceto feriados)

- Tour guiado pelo edifício histórico: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h (exceto feriados)

- Bibliotecas Marcos Juruena Villela Souto: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

- Coleções Especiais: de segunda a sexta-feira, das 11h às 16h (mediante agendamento)

- Bistrô Sesc Convento do Carmo: de segunda a sábado, das 11h às 18h

 

EXPOSIÇÕES EM CARTAZ


Exposição Phygital (saiba mais)


Exposição "Zonas Urbanas de Pensamento" (saiba mais)

Conquistas
Conquistas
Decisão do STF impede que o estado do Rio seja colocado em cadastro de inadimplente pelo não pagamento de um empréstimo Leia mais

Endereco Rua do Carmo, 27, Centro Rio de Janeiro
Acompanhe as ações da PGE-RJ também nas redes sociais YouTube Facebook Twitter