A Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro promove, na entrada do seu edifício-sede, a exposição de algumas obras da Biblioteca de Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira, com dedicatórias de autores nacionais. Para a mostra, foram selecionados livros de Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Rachel de Queiroz, Clarice Lispector, Gilberto Freyre, Manuel Bandeira, Rubem Braga e José Lins do Rego, dentre outros.
O acervo, que tem grande valor cultural, possui mais de oito mil títulos de diversos ramos do saber, tendo sido doado a Procuradoria em 2011 pelo neto do casal, Antônio Gabriel de Paula Fonseca Junior, que o mantinha desde que os avós sofreram um acidente aéreo, em 1959.
Octavio Tarquínio de Sousa foi advogado, jornalista e escritor brasileiro. Entre suas obras inclui-se “História dos Fundadores do Império do Brasil”, dividida em dez volumes com as biografias de Diogo Antônio Feijó, José Bonifácio e D. Pedro I. Lúcia Miguel Pereira foi uma influente crítica literária, biógrafa, ensaísta e tradutora.
A Biblioteca de Octavio Tarquinio de Sousa e Lucia Miguel Pereira está aberta ao público, instalada no 2º andar do edifício-sede da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro.