O Procurador-Geral do Estado do Rio de Janeiro, Renan Saad, participou, na tarde desta segunda-feira, 21/10, da cerimônia de posse da Procuradora de Justiça Renata Maria Nicolau Cabo no cargo de Desembargadora. Membro do Ministério Público desde 1992, a magistrada ocupará a vaga do Desembargador Maurício Caldas Lopes, que esteve à frente do cargo no TJ-RJ por 23 anos. Ela integrou a lista tríplice formada pelos Desembargadores do TJ-RJ e, em sessão do Tribunal Pleno, recebeu 122 votos.
Renata Maria Nicolau Cabo tomou posse no cargo de Promotora de Justiça do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro em 10 de agosto de 1992. Atuou nas comarcas de Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Carmo, Itaguaí, Araruama, Duque de Caxias e na capital. Em novembro de 2010, tomou posse no cargo de Procuradora de Justiça, assumindo como titular na 57ª Procuradoria de Justiça da Região Especial. Foi membro do Grupo Especial de Atuação Integrada Regional do Ministério Público – GEAIR (2011/2012). Desde agosto de 2016, atuava como titular na 3ª Procuradoria de Justiça da 21ª Câmara de Direito Privado.
"A posse da Desembargadora representa uma injeção de ânimo e de novidade no Poder Judiciário. O instituto do Quinto Constitucional traz muito oxigênio para o Poder Judiciário, o que é muito relevante. E tenho certeza de que ela vai ser uma Desembargadora incrível, que vai trazer muita justiça para o nosso Estado", afirmou Renan Saad.
O Presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Desembargador Ricardo Rodrigues Cardozo, ressaltou a competência e a determinação da Desembargadora.
“Hoje estou sentindo uma alegria muito grande, pois sei que ela será uma excelente Desembargadora. Sei que estamos recebendo uma das melhores Procuradoras, com um olhar diferenciado para o Judiciário. Estamos muito felizes em recebê-la aqui em nossa Casa que, agora, também é sua”, destacou o Presidente do Judiciário fluminense.
No discurso de posse, a Desembargadora Renata Cabo relembrou sua trajetória profissional, desde a faculdade até o ingresso no Ministério Público, além dos períodos em que atuou nas comarcas de Trajano de Moraes, Santa Maria Madalena, Sumidouro, Carmo, Itaguaí, Araruama, Duque de Caxias e Rio de Janeiro. Ela também fez questão de agradecer aos pais, Renato e Maria do Carmo, aos filhos Vicente e Isabel, aos irmãos Ana Paula e Leonardo, e ao companheiro Cláudio.
"Me sinto honrada e muito feliz em discursar pela primeira vez perante este Tribunal de Justiça. É um dos momentos mais importantes da minha vida e da minha carreira, seja pelo tempo que levei para chegar até aqui, seja pela experiência ao longo de uma campanha em que tive o privilégio de visitar os quase 200 Desembargadores deste Tribunal. Ambas foram gratificantes. A partir de hoje, prometo me ombrear com os valorosos colegas Desembargadores para fazer jus a essas honrosas escolhas. Prometo, diante de Deus e de Vossas Excelências, uma magistratura séria, dedicada, comprometida com os ideais que me são mais caros. Honestidade, trabalho árduo, humanidade no trato com todos, um atuar pautado pela justiça, na defesa dos direitos humanos e da Constituição da República", disse a Desembargadora Renata Cabo.
Representante dos magistrados do TJ-RJ e responsável por dar as boas-vindas à nova colega, o Desembargador Fernando Cerqueira Chagas lembrou diversos momentos da vida pessoal e profissional da Desembargadora Renata Cabo. Ele também destacou a perseverança da magistrada, que, por três vezes, integrou a lista de candidatos do MP-RJ ao cargo.
“Você deve saber o significado do seu nome. Renata significa renascida. Como você lutou para estar aqui! Quanta resiliência, garra e determinação, sempre renascendo dignamente, na sucessão das listas tríplices que se formavam. Na vida, Renata, recebemos de volta aquilo que transmitimos. Essa é muito você. A sua chegada é repleta de simbolismo. Com exatos 30 dias de primavera, a estação do renascimento, a estação da Renata, você, com um lindo sorriso, entra suavemente pela porta da frente desta Corte", afirmou o Desembargador.
A Procuradora de Justiça Ana Cristina Lesqueves Barra, que representou o Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, exaltou a chegada da Desembargadora Renata Cabo ao TJ-RJ. Ela ressaltou ainda que a vasta experiência da ex-colega de Ministério Público servirá também para vencer os desafios que aparecerão na nova jornada profissional.
"A Doutora Renata Cabo, após mais de três décadas dedicadas ao Ministério Público, seguirá na honrosa missão de promover a Justiça, mas, desta vez, sob outra perspectiva, tendo por base a vasta experiência adquirida durante todos esses anos. Tenho certeza de que esta experiência vai se refletir nos votos e posicionamentos que defenderá, sempre com a sensibilidade e razoabilidade que lhe são características. Em nome do Ministério Público, agradeço a Doutora Renata Cabo pelo anos devotados à nossa instituição e desejo um caminho vindouro de realizações ainda maiores, percorrendo uma trajetória que será desafiadora e, seguramente, demandará sacrifícios pessoais e muito empenho, mas que, com absoluta certeza, será gratificante e compensadora", disse a Procuradora Ana Cristina Lesqueves Barra.
Também participaram da cerimônia de posse a Deputada Estadual Tia Ju, segunda Vice-Presidente da Alerj; o Chefe de Gabinete da Prefeitura do Rio de Janeiro, representando o Prefeito Eduardo Paes, Fernando dos Santos Dionísio; a Deputada Federal Soraya Santos; o Desembargador Miguel Pachá, Presidente do TJ-RJ entre 2003 e 2004; o Desembargador Luiz Zveiter, Presidente do TJ-RJ entre 2009 e 2010; o Desembargador Ricardo Alberto Pereira, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro, e o Procurador de Justiça Cláudio Henrique Viana, Presidente da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.