O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher foi celebrado na última segunda-feira, 25 de novembro, com uma missa aos pés do Cristo Redentor. O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – por meio da Coordenadoria de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, coordenada pela Desembargadora Adriana Ramos de Mello – e o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor promoveram a celebração para marcar a data. Ao final da cerimônia, o Cristo Redentor foi iluminado com a cor laranja, que simboliza a data.
A Procuradora do Estado Fernanda Mainier, Presidente da Comissão para Promoção da Igualdade de Gênero da Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ), prestigiou o evento, que contou também com a participação do 1° Vice-presidente do TJRJ, Caetano Fonseca, do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, da Defensora Pública, Matilde Alonso, da Delegada de Polícia, Gabriela Von Beauvais, e da Major Bianca Silva, entre outras autoridades.
O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher é celebrado anualmente no dia 25 de novembro para denunciar a violência contra as mulheres no mundo todo e exigir políticas em todos os países para sua erradicação. A convocação foi iniciada pelo Movimento Feminista latino-americano, em 1981, para marcar a data em que foram assassinadas as irmãs Mirabal, na República Dominicana. Em 1999, a Assembleia Geral das Nações Unidas, em sua resolução 54/134, assumiu o 25 de novembro como data para a jornada de reivindicação, convidando governos, organizações internacionais e organizações não governamentais a convocar atividades dirigidas a sensibilizar a opinião pública sobre o problema da violência contra a mulher.